Epístolas Universais

Epístolas Universais

Quais são? Quem as escreveu? Para quem foram escritas? Quais ensinamentos contém? Tudo isso e muito mais na escola dominical…

Epístolas Universais são cartas destinadas a toda comunidade cristã espalhada pelo mundo. Diferentemente das Cartas Paulinas que foram direcionadas as igrejas as quais ele havia passado. As epístolas universais se tornaram como circulares que passavam de igreja em igreja a fim de aperfeiçoar os cristãos na fé.
Tais epístolas são: Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas.

Já falamos sobre Hebreus, então vamos prosseguir diretamente para Tiago.

A epístola de Tiago é marcante pois seu autor utiliza-se de métodos bem práticos para exortar aos cristãos como se deve portar perante a sociedade e a igreja. Mesmo citando o nome de Jesus apenas duas vezes em todo o texto, Tiago transcreve os ensinos de Jesus com muita clareza, admoestando ao povo sobre diversas coisas como: amor fraternal, o produto da fé, o refrear a língua, o verdadeiro significado da sabedoria, a diferença entre mundo e igreja, fofoca, ansiedade, enriquecimento ilícito e paciência.
O Autor, segundo a tradição cristã, é Tiago, irmão de Judas, filho de Maria. Seu escrito demonstra grande conhecimento semítico e um domínio incomum no idioma helenístico, utilizando-se de métodos de grandes mestres judeus para escrever um texto em perfeito grego.

O autor das epístolas de Pedro dispensa comentário, Pedro é simplesmente o discípulo mais conhecido dos doze. O conteúdo da carta é apresentado de uma forma muito literária, com um grande domínio desta forma de escrita, por isso, acredita-se que Silas (Silvano) tenho feito uma transcrição dos ensinos de Pedro a pedido deste. As duas cartas possuem o mesmo objetivo que é exortar o povo a viver uma vida cristã, porém elas diferem sobre sua aplicação. Enquanto na primeira, Pedro se preocupa em aconselhar o povo no viver cristão, na segunda ele se preocupa em mostrar os perigos que nos rondam e como nos defender deles.
A 1ª carta de Pedro versa sobre os seguintes assuntos: A nova esperança oriunda da regeneração; Conselhos e recomendações; exortação a vida cristã exemplar e conselho aos anciãos e aos jovens.
A 2ª carta trata os seguintes temas: as consequências de se conhecer a Deus; a palavra profética; falsos mestres; justiça divina; características de falsos profetas; a certeza da volta de Jesus e exortações a fidelidade.

Assim como as epístolas de Pedro, o autor das Epístolas de João dispensa comentários. João é o apóstolo do amor. O objetivo de João aos escrever suas cartas é o de proteger a pureza dos ensinos de Jesus, para isto, em sua primeira epístola ele usa o recurso da redundância (não entenda como pleonasmo), pois ele utiliza-se das três sessões que se divide seu sermão para reforçar uma ideia principal. Qual ideia seria essa? O verbo da vida.
João repete de forma resumida o início de seu evangelho, apresentando a Jesus como Deus e o próprio verbo da criação. Partindo desta verdade, João discorre sobre as características de Deus e nossa realidade perante elas.
A segunda epístola de João nos incita a permanecermos na luz e a ter cuidado com os enganadores.
A terceira é a mais prática de todas e nela João é direto ao elogiar a Gaio e Demétrio e a demonstrar a fraqueza de caráter de Diotrefes.

Juntamente com Obadias, a epístola de Judas encontra-se entre os livros mais desconhecidos da bíblia. Porém, demonstra o caráter de um servo que não teme confrontar falsos mestres. Judas foi irmão de Tiago, o mesmo Tiago conhecido como o Grande e autor da epístola. Ele inicia sua carta de forma imperativa, informando que ao cristão é obrigatório lutar pela sua fé e que a punição para os ímpios é real e provinda de Deus. De forma até rude ele alerta quanto aos falsos profetas, descrevendo a punição que lhes é devida e nos incitando a tentar salvar aqueles que estão a ser influenciados por estes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s