Os Hebreus

Epístola aos Hebreus

O livro dedicado aos hebreus é sem dúvidas um dos mais bem escritos e estruturado de toda a Bíblia. Para quem conhece a minha forma de aplicação da Palavra de Deus, sabe que ele sem dúvidas é fundamental.
Mas o que em Hebreus é tão importante?
Antes de responder a essa pergunta, vamos descrever algumas informações sobre ele:
– Ele não foi redigido no gênero epistolar, embora assim seja classificado. Para que ele fosse, seria necessário ter apresentação formal do autor e indicação de destinatário. A única coisa que o classifica no gênero é a presença de um epílogo.
– Seu caráter é exortativo. O autor aos Hebreus a todo instante quer exortar aos seus leitores sobre as dificuldades e as armadilhas do viver.
– O livro discorre por toda a Bíblia, apresentando a Jesus como o sentido de todo o Antigo Testamento e a definição do Novo.

O escritor aos Hebreus demonstrou ser um profundo conhecedor da Palavra e compreendedor de todo o plano de salvação iniciado no Éden. Assim como João, ele destaca que Cristo estava com Deus e era Deus no princípio. A partir dessa apresentação ele faz um paralelo entre a representatividade de Jesus perante toda a realidade que o povo hebreu viveu. A cada instante em que ele esclarecia o plano divino, ele também exortava aos cristãos sobre o proceder correto daquele que escolheu seguir a Cristo.
Entre os paralelos apresentados, se destacam:
– O sacerdócio levítico x o sacerdócio de Jesus
– Os sacrifícios da primeira aliança x o sacrifício de Jesus
– As obras x a fé

O livro aos Hebreus é tão diferente de todos os outros, que não é possível saber a quem foi endereçado, ou qual igreja o recebeu primeiro. Sabe-se somente que Timóteo estava preso e que o autor presenciou sua libertação. Contudo a revelação apresentada no livro é uma clara evidência de sua inspiração e importância para o proceder cristão.

Então, está respondida a pergunta?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s